PASCOM de Parambu recebe visita de articulador da PASCOM DIOCESANA


A equipe da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia de São Pedro de Parambu, recebeu, na noite do último sábado (17/02), a visita de um dos articuladores da PASCOM da Diocese de Crateús, o jovem Ismael Alves, da Paróquia de Ipueiras, num encontro que contou com a participação de cerca de 13 membros das PASCOM local, realizado no Centro de Formação Paroquial.

Na oportunidade do encontro, Ismael apresentou um material para formação, fruto da sua participação no 5º encontro Nacional da PASCOM (Pastoral da Comunicação), realizado em Aparecida (SP), em fevereiro deste ano, representando a Diocese de Crateús.

O articulador diocesano abordou vários pontos interessantes relacionados à comunicação, dentre os quais, destacamos a necessidade de observância, por parte do comunicador, da diversidade cultural existente na conjuntura do mundo atual e da existência das chamadas gerações X, Y e Z, que correspondem a faixas etárias distintas com culturas e formas diferentes de compreender o mundo, além da necessidade de adequar a comunicação da nossa igreja aos diversos públicos existentes, nos mais diversos meios, seja por meio das mídias sociais, rádio, artes gráficas, no trato com a liturgia, no atendimento direto na secretaria, para que seja eficiente e cumpra o seu objetivo. 

Outros pontos importantes destacados, foram, primeiro, o cuidado que se deve ter no uso das redes sociais, da necessidade de se filtrar o que deve ser publicado, pois muitos tendem a utilizá-las para postagens de intimidades, desabafos, ofensas, muitas vezes não tendo a noção da proporção negativa que isso pode tomar, e que, por outro lado, apesar desse aspecto delicado, há a possibilidade do bom uso das redes sociais, que podem significar uma ferramenta importante para a evangelização e, segundo, que é importante o uso da tecnologia para complementar o que já existe de comunicação, mas nunca para substituir, não podendo trocar a missa na igreja pela missa da TV, por exemplo. O virtual não deve substituir o real, mas complementá-lo,

Por fim, foi estudado e debatido trechos do documento 99 do Diretório de comunicação da Igreja no Brasil e o livro "Igreja Virtual: comunicar para transceder", de autoria do Prof. Ms. Paulo Giraldi,   encerrando com um lanche.

Segundo Ismael, a Diocese de Crateús estuda realizar um momento de formação mais abrangente para os comunicadores católicos de toda a diocese, com a realização de oficinas visando desenvolver ainda mais o trabalho de comunicação nas paróquias da diocese.

Foi um momento rico de debate e de fomento de ideias e de ações para a melhoria da comunicação da nossa igreja local.

 







Postar um comentário

0 Comentários