Comunidade de Campo Grande recebe dezenas de jovens em Retiro Espiritual


No último domingo (22/01), a comunidade de Campo Grande sediou um agradável momento de espiritualidade e encontro, na oportunidade de um retiro espiritual, que contou com a participação do Grupo de Jovens Filhos da Rainha (Bairro Caixa D'Água), Grupo de Crisma do Bairro Brasília e Grupo de Crisma de Campo Grande, além de outros jovens e adultos daquela comunidade.

A programação teve início por volta das 8h da manhã, com uma calorosa acolhida na capela da vila, por parte dos anfitriões, aos jovens dos bairro Brasília e Caixa D'Água, seguida de café da manhã partilhado. Após o café, os jovens seguiram para um ambiente aconchegante, cheio de árvores, pedras, animado pelo cantar dos pássaros, local propício para retirar-se do barulho e da correria do dia a dia para um encontro com Deus.

O grupo Filhos da Rainha iniciou a parte espiritual com uma oração, motivando a juventude a pedir perdão pelos erros e agradecer pelas bençãos recebidas no ano que se passou, além de renovar os pedidos e os compromissos para este ano que se inicia.

Em seguida, Vania Lemos, animadora e coordenadora da Grupo de Crisma Bairro Brasília, apresentou o tema do retiro, "A busca fundamental para o Reino de Deus", aprofundando com a meditação do Evangelho de Mateus 6, 25-34. Para a reflexão da passagem bíblica, o jovens foram convidados para um momento de "deserto", em que cada um, individualmente, pôde refletir a mensagem da Palavra de Deus contemplando a natureza. Após o momento de deserto, foram divididos 5 grupos, onde cada jovem teve a oportunidade de apresentar um elemento da natureza, que, segundo seu entendimento, tivesse ligação com a mensagem do Evangelho e com nossa vida cristã, oportunidade em que  cada grupo escolheu um elemento para apresentá-lo aos demais. Na culminância do momento reflexivo, cada grupo apresentou seu elemento e trouxe a sua compreensão acerca da mensagem do Evangelho proposto. 

Importante destacar, que os grupos escolheram elementos distintos (água, vegetação da caatinga, borboletas, etc.) e teceram comentários bastante diversificados acerca da ligação de cada elemento com a leitura, o que enriqueceu mais ainda a partilha.

Encerrando-se a parte espiritual, que se estendeu durante toda a manhã, a comunidade de Campo Grande ofertou um maravilhoso e farto almoço a todos os presentes.

Terminado o almoço, já à tarde, a juventude se dirigiu  para a capela da vila, para um momento de louvor e dinâmicas, que também contou com apresentações do Ministério de Dança Ador'art, dos jovens do Bairro Caixa D'Água.

Por fim, houve uma avaliação do encontro, em que foram destacados pontos positivos e negativos do encontro, e os agradecimentos por parte dos representantes de cada grupo participantes, encerrando-se por volta das 15h.

Esse momento espiritual foi pensado em conjunto pelos jovens do Grupo Filhos da Rainha e Grupos de Crisma do Bairro Brasília e de Campo Grande como uma forma de começar bem o ano, motivando o jovens para a oração e união, trazendo também uma necessária reflexão sobre aquilo que é realmente fundamental em nossa vida cristã. 

Foi um momento bastante proveitoso, de oração, partilha de ideias, de interação entre os jovens das comunidades e, sobretudo, de encontro com Deus e renovação.

























Postar um comentário

0 Comentários