PARAMBU: Santa Missa, presidida por Dom Ailton, marca a Apresentação de Novo Padre, Posse dos Novos Párocos e o Acolitato de Seminarista Parambuense


Aconteceu na noite do último sábado (28/01/17) em Parambu, com a presença do Bispo Dom Ailton, uma santa missa, marcada por momentos bastante significativos para a Paróquia de São Pedro.

Num primeiro momento, foi  apresentado aos fieis o novo padre, Pe. Jobson Felix do Nascimento Ramos, que, até então, estava como pároco solidário da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Tauá. Pe. Jobson, vem, portanto, somar-se a equipe paroquial da Paróquia de São Pedro,  juntamente com Francisco das Chagas (Pe. Chagas).


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e casamento
Apresentação dos Novos Párocos
Depois da apresentação, a pedido de Dom Ailton, foi lida por Pe. Denilson (Vigário Geral Diocesano) a provisão de nomeação dos Padres Francisco da Chagas e Jobson Felix,  ato jurídico que  celebrou a posse dos padres como párocos solidários da Paróquia de São Pedro de Parambu, ficando Pe. Chagas como coordenador e Pe. Jobson colaborador  dos trabalhos pastorais desta paróquia. Ainda dentro desse ato, após a leitura da nomeação, os novos párocos foram convidados pelo Bispo a fazerem um juramento público de fidelidade à Igreja.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé
Rito de Instituição do Acolitato dos Seminaristas
Passado esse momento, a missa transcorreu como de costume, sendo que, após a Proclamação do Evangelho, antes da homilia, o Bispo, num rito simples, instituiu o acolitato dos seminaristas Mailson de Sousa Pereira e o parambuense Rubens Rodrigues Chaves. Após a homilia, Dom Ailton, pediu que Padre Chagas e Pe. Jobson, fizessem a profissão de fé, momento em que juntos rezaram o Credo, em nome do povo de Deus, perante a assembleia, confirmando acreditarem em tudo o que a Igreja professa. 

Durante a celebração, a Matriz de São Pedro ficou pequena para a quantidade de fieis que se fizeram presentes, vindos de diversas comunidades do interior de Parambu, como também de outras cidades, sendo necessário a montagem de uma estrutura com telão e assentos, para que a missa pudesse ser acompanhada  também pelos fieis do lado de fora da igreja.


SOBRE O INSTITUIÇÃO DO ACOLITATO DO SEMINARISTAS

O Rito do Acolitato, por qual passaram os seminaristas Mailson e Rubens Chaves, segundo o próprio Rubens, é um rito de serviço, sendo um dos três ritos que antecedem as ordenações diaconal e presbiteral. Os outros dois ritos são "Admissão das Ordens Sacras" e o "Leitorato".

O Rito do Acolitato, confere, àquele que é instituído acólito, a graça de auxiliar no serviço litúrgico, no serviço, sobretudo, à mesa da Eucaristia, mas também confere a este a graça de poder ser instituído Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.


Pascom Parambu com a Colaboração de Rubens Chaves


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, casamento e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e casamento

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, multidão e área interna

Postar um comentário

0 Comentários