Cococi celebra o Fechamento da Porta Santa da Área Sul da Diocese de Crateús




Neste sábado, 12 de novembro, realizou-se uma grande celebração na nossa Paróquia de São Pedro: A solenidade de fechamento da Porta Santa da Área Sul da Diocese de Crateús, no Distrito de Cococi.
Uma verdadeira multidão se fez presente ao local, testemunhando mais esse importante momento vivido pela Paróquia de São Pedro de Parambu, mais precisamente, pela histórica Igreja da Imaculada Conceição do Distrito de Cococi.
A celebração contou com a presença de muitas comunidades da nossa Paróquia e representantes religiosos das Paróquias da Diocese de Cratéus, além de Parambu, também Tauá e Quiterianópolis.


Sobre a abertura da Porta Santa

O Bispo Diocesano Dom Ainton Menegussi presidiu no dia 21 de fevereio, na Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na comunidade de Cococi - Parambu, a celebração eucarística de abertura da segunda PORTA SANTA DO ANO DA MISERICÓRDIA da Diocese de Crateús. 

O ritual litúrgico marcou a instalação do jubileu Extraordinário na área sul e contou com a participação de Padres, Diáconos, Religiosos, Agentes de Pastorais e milhares de fieis das Paróquias de São Pedro (Parambu), Nossa Senhora do Rosário (Tauá) e Nossa Senhora da Conceição (Quiterianópolis).

Durante o Ano Santo a histórica Igreja situada na "cidade despovoada" foi Santuário de peregrinações na Área Sul, assim como o foram a Igreja de Assis, na Área Centro e a Matriz de São Gonçalo, na Área Norte da Diocese. 

Pela Porta Santa, sinal visível da graça de Deus, os Cristãos arrependidos puderam, nesse período, receber as indulgencias de seus pecados a fim de viverem eficazmente o que Cristo e a sua Igreja nos recomenda através do Santo Evangelho: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir o nu, dar abrigo a quem não tem, visitar os doentes e presos, sepultar os mortos, praticar a justiça e dar esmola; instruir, aconselhar, corrigir, perdoar e ter paciência.




Sobre a Porta Santa


 A Porta Santa é uma porta aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano Santo. Cada uma das basílicas maiores de Roma tem a sua Porta Santa, que é fechada e murada fora deste período especial.
 A tradição remonta a 1423 ano em que o Papa Martinho V abriu, pela primeira vez na história, um ano jubilar através de uma Porta Santa na Basílica de São João de Latrão.

A abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro remonta ao Natal de 1499. Nessa ocasião o Papa Alexandre VI quis que as Portas Santas fosse abertas não apenas em São João de Latrão mas também nas outras basílicas maiores, a de São Pedro, a de Santa Maria Menor e a de São Paulo Extramuros.Até ao Jubileu do ano 2000 era costume que o Papa abrisse a Porta Santa da Basílica de São Pedro, delegando depois esse poder a um cardeal para a abertura das portas das três outras basílicas. 
O Papa João Paulo II rompeu esta tradição fazendo ele mesmo a abertura e o fechamento de todas as quatro Portas Santas de Roma: a da Basílica de São Pedro foi a primeira a ser aberta e a última a ser fechada.


Veja abaixo mais fotos do fechamento da Porta Santa em Cococi:














 


*FOTOS: Francisco Feitosa

Postar um comentário

0 Comentários