ENCONTRO, FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: Palestra com Padre Chagas leva dezenas de famílias ao Centro de Formação Paroquial


A Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Pedro organizou na noite do último sábado (30) um maravilhoso momento de encontro, formação e espiritualidade para as famílias parambuenses, onde, na oportunidade, Pe. Chagas, o palestrante do encontro, falou sobre um assunto muito especial: FAMÍLIA.



O encontro teve início por volta das 20h, com uma oração, encabeçada por integrantes da PASCOM, seguido de um momento musical e, posteriormente, da palestra do Pe. Chagas.





Debruçando-se sobre o tema "Família: Célula mãe da Sociedade e da Fé Cristã Católica", Pe. Chagas destacou a importância da instituição familiar na formação de indivíduos conscientes dos seus papeis de cidadãos e cristãos. 

A palestra foi dividida em três momentos, enfatizando três tópicos, intercalados de momentos musicais, ao som do Ministério de Música Paz e Bem.

No primeiro momento, Pe. Chagas, com base no tema principal ("Família: Célula mãe da Sociedade e da Fé Cristã Católica") destacou o sentido da família ser considerada a "CÉLULA MÃE" tanto da sociedade, como da fé católica.

O segundo ponto levantado pelo padre foi "Como edificar uma Família Cristã". Segundo o palestrante, se edifica uma família cristã, como a própria frase já sugere, tendo como base JESUS CRISTO, ou seja, tendo os ensinamentos de Cristo como base, a família não falhará no desenvolvimento e formação dos seus membros, ensinamentos esses que a religião cristã Católica oferece gratuitamente a quem interessar.

Por último, o palestrante falou sobre "A Cultura da Educação Contextualizada no Mundo Moderno", momento no qual o vigário destacou o dever e a responsabilidade dos pais na educação dos seus filhos, evidenciando o contexto de globalização e pós-modernidade no qual vivemos, além dos riscos que a internet e as mídias sociais trazem para a formação dos filhos. Pe. Chagas deixou claro que é obrigação dos pais impor limites aos seus filhos, pois, segundo ele, o bom pai não é aquele que dá tudo o que o filho quer, mas aquele que o cria consciente do que ele realmente precisa, e ainda que é dever dos genitores educar os filhos considerando todos os caminhos que hoje o mundo oferece, dentro do contexto atual, fazendo-os conscientes do certo e do errado, apontando-lhes o caminho mais correto.

Em resumo, esse foi um lindo momento de formação e fortalecimento dos laços familiares. Durante o encontro, foi possível ver famílias inteiras participando, cantando, rezando, abraçando-se em vários momentos, protagonizando um lindo momento. Outro ponto que chamou a atenção dos participantes, foi a existência de um "cantinho da foto", um espaço reservado para que as famílias pudessem tirar fotografias, registrando esse maravilhoso momento.

A Pastoral da Comunicação fica feliz e agradece a presença das dezenas de famílias que compareceram ao encontro e espera fazer desse tipo de evento uma tradição, de forma a estreitar o relacionamento da nossa Igreja Católica com os jovens, crianças, adultos, homens e mulheres, enfim, com as famílias parambuenses.








































Postar um comentário

0 Comentários