PALAVRA DO SACERDOTE: Os Círculos da Vida

CÍRCULOS DA VIDA!







Filhos e filhas de Deus, Paz e Bem!

Existem 03 realidades intrínsecas aos viventes das quais ninguém delas estará indiferentes porque as mesmas fazem parte do nosso”ser enquanto ser”, e porque não dizer que elas perpassam até mesmo nosso estagio metafisico, como quando somos apenas uma possibilidade, o chamado “Vir a Ser” e também o “Ente”.

Estas realidades enigmáticas tão íntimas e, ao mesmo tempo, tão ignoradas por nós, são, a saber:             COMPOSIÇÃO – DECOMPOSIÇÃO e RECOMPOSIÇÃO.

Três palavras soleníssimas, que devem ser memorizadas. Elas têm muito a ver com a história do gênero humano. O fenômeno da composição diz respeito à criação do homem e da mulher; O fenômeno da decomposição diz respeito à morte dos viventes; e o fenômeno da recomposição diz respeito à ressurreição dos mortos.
== A composição acontece num passado bem longínquo;
== A decomposição está acontecendo desde então no (agora) da história de cada um de nós;
== A recomposição acontecerá numa ocasião indeterminada no futuro.

Podemos usar uma fundamentação bíblica para nos referir a cada um desses três episódios, faremos assim:

== A composição aparece em Gêneses 2.7 “Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.

== A decomposição   aparece em Eclesiástico 12.5-8. “quando se teme a altura e se levam sustos pelo caminho, quando a amendoeira está em flor e o gafanhoto torna-se pesado e a alcaparra desabrocha, é porque o homem já está a caminho de sua morada eterna, e os que choram sua morte começam a rondar pela rua. Antes que o fio de prata se afrouxe e a taça de ouro se parta, antes que o jarro se quebre na fonte e a roldana rebente no poço, antes que o pó volte à terra de onde veio e o sopro volte a Deus que o concedeu/ Vaidade das Vaidades-diz Colet- tudo é vaidade/.

== A recomposição aparece em 1 Coríntios 15.54. “Quando, pois, este ser corruptível tiver revestido a incorruptibilidade e este ser mortal tiver revestido a imortalidade, então cumprir-se- á a palavra de Deus,  A morte foi absorvida na vitória. Morte , onde esta tua vitória? Morte, onde esta o teu aguilhão?

Na ressurreição o perecível será substituído pelo que não é perecível e o mortal será substituído pelo imortal. Composição é o ato de compor e o verbo compor significa formar, produzir, inventar, arranjar, por em ordem. Dizemos, por exemplo, que o escritor José de Alencar compôs a obra escrita Iracema a virgem dos lábios de mel. Decomposição é o contrario de composição. É o ato de decompor e o verbo decompor significa deformar, dividir o todo, inutilizar, corromper. Dizemos, por exemplo, que uma laranja ao ser jogada no lixo se decompõe e é comida pelos vermes. Recomposição é o contrario de decomposição. É o ato de recompor e o verbo recompor significa tornar a unir, trazer de volta, recuperar. Restabelecer, reconstruir. Dizemos, por exemplo, que alguém após um acidente com o adequado tratamento recompôs sua perfeita saúde.

Depois da criação do céu e terra, da vida vegetal e da vida animal, depois de tudo pronto, Deus cria os seres humanos, o homem e a mulher, à sua imagem e semelhança, e os coloca como moderadores sobre tudo, eis aí o fenômeno da composição perfeita feita por Deus. 

Depois de certo tempo de vida, o ser humano começa a morrer e tudo converge para o último e indesejável ato: a retirada daquele fôlego que mantinha o corpo vivo. Esse é o fenômeno da decomposição. Depois que a vida se acaba, depois que o pó volta à terra e o espirito volta a Deus, resta ainda uma esperança! É Jesus quem dá: “Eu sou a ressurreição e a vida,e quem crê em mim, ainda que morra viverá (Jo11.25)  Filhos e filhas de Deus, Ponha tua confiança no senhor Ele é nossa recomposição e Ressureição. Amém.

Pe. Chagas, Vigário paroquial de Parambu

05-02-2016

Postar um comentário

0 Comentários