ESPIRITUALIDADE que brota da MATURIDADE



Sempre que entro na Igreja e vejo aquelas piedosas senhoras e não raras vezes jovens, com rosário nas mãos diante do santíssimo Sacramento em profundo e absolutosilencia e quase num êxtase de contemplação, penso comigo mesmo, eis ai uma alma madura na fé, porque não só “reza “mas sim conversa com o Senhor sacramentado ,não se ouve palavras mas se percebe a intimidade e interatividade do diálogo.

Dizer que esta pessoa esta rezando não faz jus ao que de fato acontece: ela comtempla. Grau máximo da proximidade com Deus. Quando comtemplamos, o nosso redor silencia: o nosso foco é um, somente. Na contemplação, não são necessária palavras: há uma intima relação do Amado com o amante. É a certeza de que Ele já sabe tudo de mim, por isso palavras podem ser vans.

Nem prece, nem súplica, nem arrependimento; existe somente o olhar de cumplicidade. Dialogo? Sim! Não com verbos, mas com a alma.

Durante as diversas etapas da vida, nossas orações são marcadas por falas excessivas. Queremos que Deus entenda perfeitamente por meio de palavras o que estamos vivendo, para que assim ele possa nos ajudar como nos convém. Mais que oração, o que fazemos são discursos.             Porém, Deus não precisa de discursos. E outros momentos, durante grande parte de nossa vida, a oração que brota de nossos lábios é de questionamentos a Deus. Por que aconteceu isso ? Onde o Senhor estava quando eu mais precisava? Embora nosso intuito seja a oração, nós colocamos Deus no banco dos réus.
           
O nosso entendimento é muito limitado. Vemos o problema, mas não conseguimos enxergar além dele. Deus tem a História nas mãos; nós temos apenas fragmentos dela. Por isso, ficamos revoltados como crianças birentas.

Quando chegamos á maturidadeespritual, temos um maior conhecimento de Deus. A vida nos ensina que o nosso tempo é finito, que não vale a pena perder energia com superficialidades. Aprendemos que Deus está no controle; tudo é providência dele.
            
A Sagrada Escritura nos diz que “nem um só fio de cabelo cairá de nossa cabeça sem o consentimento de Deus”. Na maturidade de nossa fé, nosso horizonte se expande. Ainda não temos a visão total da história, mas conseguimos ver nossa trajetória de vida, e uma só frase brota do coração: “ TUDO È TEU SENHOR”. “Eu só todo Teu, faz em mim segundo a tua vontade”!

Na contemplação, eu o conheço e Ele me conhece. Amamo-nos em Espírito e Verdade absoluta.



Pe. Chagas, Vigário paroquial da Paroquia São Pedro em Parambu Ce.
            

Postar um comentário

0 Comentários